sábado, 2 de fevereiro de 2013

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Hermenêutica I e II - Prof. Luis Cavalcante - ACADEMIA BÍBLICA



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Instituição: Academia Bíblica
Igreja Cristã da Trindade - http://www.ictrindade.com.br

Disciplina: Hermenêutica I e II - Carga horária: 36 horas/aula – 1º. Semestre/2013
Professor: Luis Cavalcante*E-mail: professorluiscavalcante@bol.com.br
Blog da Disciplina: http://epistemologiadahermeneutica.blogspot.com                                


EMENTA

Estudo da Hermenêutica I e II dentro de um ambiente interdenominacional e pentecostal a partir de uma perspectiva reformada-renovada.

OBJETIVOS

Prover os alunos com um entendimento e discernimento claro do objeto de análise da Hermenêutica I e II e dos instrumentos metodológicos empregados por essa disciplina. Compreender as relações entre a análise da Hermenêutica  e sua prática e dinâmica pastoral, social e cultural.

Tornar o estudo da Hermenêutica I e II uma inspiração, mostrando será viável, se estiver fundamentado nas Escrituras.. Adquirir consciência teísta-teonômica de que DEUS está, realmente, operando a salvação do gênero humano no mundo em que vivemos. A verdadeira hermenêutica, a verdadeira interpretação nos leva a amar as Sagradas Escrituras como fonte sine qua non para uma vida transformada e de santidade em CRISTO JESUS.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

02/02 - Tema 0 – Introdução, apresentação do curso, as avaliações, trabalhos e dinâmicas. O que é Hermenêutica, Introdução e Desafios de uma Hermenêutica Fiel às Sagradas Escrituras.

16/02 - Tema 1 – Hermenêutica e Cosmovisão ou Cosmovisão e Hermenêutica?

23/02 - Tema 2 – Necessidade de Interpretação das Escrituras. As Duas Naturezas da Bíblia. A Bíblia como Livro Humano. A Bíblia como Livro Divino.

02/03 - Tema 3 – Um Universo Permeado da Grandeza de DEUS: teísmo cristão. Características de uma Hermenêutica Teísta.

09/03 - Tema 4 – Jesus e as Escrituras. Os apóstolos e as Escrituras.

16/03 - Tema 5 – Supostos erros e discrepâncias nos manuscritos originais da Bíblia.

23/03 - Tema 6 – Os Autores do Novo Testamento. A Bíblia dos Autores do Novo Testamento. O Antigo Testamento no Novo.

06/04 - Tema 7 –  Princípios Controladores da Hermenêutica Neotestamentária.

13/04 - Tema 8 – Os Intérpretes da Idade Média. Características da Interpretação Bíblica dessa Época. Presença de uma Tradição Hermenêutica Gramático-Histórica. Os Reformadores. Características da Interpretação dos Reformadores.

20/04 - Tema 9 – Hermenêutica Legítima I. Hermenêutica Geral. A Bíblia deve ser interpretada pelas mesmas regras aplicadas a outros livros. Os princípios de interpretação são tão naturais ao homem quanto a própria linguagem.

27/04 - Tema 10 – Hermenêutica Legítima II. A forma como acolho e uso as palavras de um determinado autor é algo secundário e distinto da necessidade primeira de compreender aquilo que ele diz. Cuidado , Alerta e Perigo da Hermenêutica Deísta.

04/05 - Tema 11 – Hermenêutica Legítima III. Supostas exceções aos princípios hermenêuticos gerais: Interpretação alegórica. Princípio da clareza da Escritura. O princípio da revelação progressiva. Escolásticos e Puritanos. Dogmatismo e Controvérsias. Os Puritanos. Características da Interpretação dos Puritanos. A Influência da Interpretação dos Puritanos.

11/05 - Tema 12 – Hermenêutica Legítima IV. Precedente de citações veterotestamentárias no NT. O suposto duplo sentido das profecias messiânicas. Características Hermenêuticas da Filosofia Naturalista. Cuidado, Alerta e Perigo da Hermenêutica Naturalista (Fonte e matriz do Liberalismo e do Pensamento Anti-cristão).

18/05 - Tema 13 – Hermenêutica Legítima IV. Hermenêutica Especial. Costumes, culturas e normas bíblicas. A suposta inadequação da linguagem bíblica às questões factuais.

25/05 - Tema 14 – A Interpretação das Escrituras na Modernidade. Impacto do Iluminismo na Interpretação da Bíblia. Principais Metodologias Críticas. Características da Hermenêutica Niilista. Cuidado , Alerta e Perigo da Hermenêutica Niilista e Modernista.

01/06 - Tema 15 – Características da Hermenêutica Existencialista. Cuidado , Alerta e Perigo da Hermenêutica Existencialista.

08/06 - Tema 16 – Os Intérpretes da Bíblia na Pós-modernidade. Estruturalismo como Hermenêutica. Estruturalismo Bíblico. A Morte do Estruturalismo. Crítica da Narrativa, ou Nova Crítica Literária. Hermenêutica Reader Response. Desconstrucionismo. A Hermenêutica da Suspeita. Cuidado, Alerta e Perigo da Hermenêutica pós-moderna.

15/06 - Tema 17 – Pressupostos filosóficos da Inerrância Bíblica.

AVALIAÇÃO:

Entrega individual de um relatório dos principais temas e assuntos abordados durante a aula.


Textos Bíblicos para desempenho acadêmico de excelência e filosofia educacional deste professor e desta disciplina:

Daniel 1.19 - Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. 1.20 - Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

1 Coríntios 10.31 - Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

Colossenses 3.17 - E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 3.23 - Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.



Referências Bibliográficas – BÁSICA


ANGLADA, Paulo Roberto Batista. Introdução à Hermenêutica Reformada – Correntes históricas, pressuposições, princípios e métodos linguísticos. Anannindeua: Knox Publicações, 2006.

ANGLADA, Paulo Roberto Batista. Sola Scriptura: A doutrina reformada das Escrituras. São Paulo: Os Puritanos, 1998.

CARSON, D. A. A Exegese e suas Falácias – Perigos na interpretação da bíblia. São Paulo: Vida Nova, 1984.

COSTA, Hermisten Maia Pereira da. A Inspiração e Inerrância das Escrituras – Uma perspectiva reformada. São Paulo: Cultura Cristã, 1998.

FEE, Gordon D.; STUART, Douglas. Entendes o que lês? Um guia para entender a Bíblia com o auxílio da exegese e da hermenêutica. São Paulo: Vida Nova, 1984.

GEISLER, Norman (Org.). A Inerrância da Bíblia – Uma sólida defesa da infalibilidade das Escrituras. São Paulo: Editora Vida, 2007.

LINNEMANN, Eta. Crítica Histórica da Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

LINNEMANN, Eta. A Crítica Bíblica em Julgamento – Até que ponto a “teologia científica” é mesmo científica? . São Paulo: Cultura Cristã, 2011.

LOPES, Augusto Nicodemus. O que estão fazendo com a igreja: Ascensão e queda do movimento evangélico brasileiro. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.

LOPES, Augusto Nicodemus. A Bíblia e seus intérpretes: Uma breve história da interpretação. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

MACHEN, J. Gresham. Cristianismo e Liberalismo. São Paulo: Os Puritanos, 2001.´

SCHWERTLEY, Brian. O Modernismo e a Inerrância Bíblica. São Paulo: Os Puritanos, 2000.

SIRE, James W. O Universo ao Lado: Um catálogo básico sobre cosmovisão. São Paulo: Hagnos, 2009.

SPURGEON, C.H. A Bíblia: A infalível Palavra de Deus. São Paulo: PES, 2000.

THOMAS, Derek. A Visão Puritana das Escrituras. Uma análise do capítulo de abertura da Confissão de Fé de Westminster. São Paulo: Os Puritanos, 1998.

VAN TIL, Cornelius. Apologética Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

.
(*) Perfil do Prof. Luis Cavalcante - E-mail: professorluiscavalcante@bol.com.br